Image Map

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Keep It Golden: Evolução de Logos

Incrível como o Design (no geral) é algo de extrema necessidade de renovação, e isso ocorre com os logos também. Já parou pra pensar como designers gráficos criavam logos antes de existirem os computadores? Como eles desenhavam eles, os enviavam, e como a empresa tinha de criar estampas a fim de imprimí-los?
A nova tecnologia é parte da razão pelas quais os logos passaram por drásticas evoluções no decorrer dos anos, mas, a maior parte dessas mudanças se dá pelo fato de muitas dessas companhias e marcas terem mudado com o passar do tempo.

O logo original foi desenhado pelo Steve Jobs e pelo Ronald Wayne, representando Isaac Newton sentado debaixo da macieira. Depois, Rob Janoff desenhou o primeiro logo da Apple com um arco-íris e uma mordida no canto superior direito para não ser reconhecida como qualquer outra fruta. No logo atual foram incorporadas luzes, sombras e texturas para criar uma nova imagem de sofisticação e leveza.


Sua primeira câmera se chamava "Kwanon", a deusa budista da misericórdia. O logo original era uma foto dessa deusa com 1.000 braços e chamas.


Kodak foi originalmente chamada de “The Eastman Kodak Company”, por isso foi usado "EKC" no logo original da marca.


O logo original mais antigo nessa lista, descreve a imagem de um peixe porque Fredrik Idestam fundou a companhia como uma fábrica de celulose às margens do canal Tammerkoski Rapids.


Em 1941, Pepsi adotou as cores vermelha, branca e azul para comemorar os esforços de guerra dos Estados Unidos. Observa-se um novo dinamismo no logo atual.


O logo da empresa Shell é um dos únicos que não perdeu sua característica principal desde o começo: a concha (daí o nome em inglês), fazendo com que os consumidores identifiquem a marca pelo logo desde 1900 até os dias de hoje.

A evolução destes logos é apenas um jeito de demonstrar que nenhuma companhia é perfeita, mas as realmente boas iniciam e se adaptam. Praticamente todos os logos mais recentes têm algo em comum: o minimalismo (que muitas vezes se torna mais difícil de ser criado, pelo fato de se dever passar toda a identidade visual e mensagem da empresa através de pouquíssimos símbolos gráficos) a leveza e a clareza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário