Image Map

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Escolher Faculdade e Profissão


Bom, primeiramente tenho uma noticia para vocês: consegui resolver todos os meus problemas com internet e o blog volta de verdade a ativa agora! Eu to muito feliz porque isso começou a andar e alguns outros projetos que tenho aqui no mundo online - do qual fiquei longe uns 3 meses - também.
Resolvi fazer um post que estou pensando a um bom tempo... Na verdade até gravei um vídeo com esse tema Faculdade/Profissão mas como agora vários vestibulares e o enem já passaram, resolvi apenas fazer esse texto mesmo porque fica mais fácil e também tenho uma proposta para fazer a vocês, espero que gostem (mas isso é só lá no fim do post).

Vestibular, faculdade, profissão, futuro...
Essas são algumas das palavras que passaram a fazer parte da minha vida de alguns meses pra ca (e tenho certeza que da de vocês também). Eu já fiz cursos técnicos, vestibulinho, enem, vestibular e etc, e sei que quando nós estamos nessa fase de resolver o que supostamente vamos fazer para o resto da vida, a pressão é grande não só por parte dos outros mas dentro de nós também. É tão confusa essa história de "o que você quer ser quando crescer?" que quando a gente cresce de verdade tende a por um monte de complicações em cima daquilo que queremos. Será que eu vou ganhar dinheiro mesmo? Será que eu vou conseguir me manter durante a faculdade? E se eu odiar meu curso e me arrepender?
Acredite, quase nunca isso importa de verdade. Isso é claro se você souber de verdade o que quer né...
Separei 4 perguntas que eu acredito super importantes que você se responda para saber se está no caminho certo!

1. Já sei o que eu quero?
Comigo foi assim, quando eu era bem pequena já dizia que queria fazer moda. Eu não sei exatamente como essa palavra foi introduzida no meu vocabulário desde pequena mas eu já desenhava vestidos de festa o dia inteiro! Quando eu comecei a crescer, pegava minhas revistas "witch, atrevida, capricho" e desenhava os looks dos editoriais em bonecas diferentes e dividia elas por estilo hahahha.
Assim, eu já sabia desde sempre que tenho que fazer moda. Isso aumentou quando fiz o técnico de modelagem de vestuário e depois com o de fotografia. Agora tenho total certeza de que quero, devo, amo fazer moda, e que independente da instituição que eu escolher, vou estar feliz com o curso.
Por isso mesmo que você saiba o que quer, sempre dou o conselho de procurar primeiro um ou dois cursos técnicos na área, principalmente se você ainda vai acabar a escola e tem tempo para ingressar no mercado de trabalho. É bom pro seu currículo, para conhecer o curso e para ter certeza do que quer!

2. Não sei o que eu quero, o que eu faço?
Essa é uma pergunta complicada de ser respondida. Tenho alguns amigos que já passaram por essa situação e acho que alguns pontos são muito importantes para escolher uma profissão quando você não sabe desde cedo qual quer seguir, isso porque quando acontece de você não ter uma profissão que te chama atenção logo de cara, você precisa buscar situações que te tragam satisfação para que o trabalho não se torne algo chato.
Para isso, o conselho que tenho, é que você responda algumas perguntas com clareza e certeza do que quer, como por exemplo: Estou disposta a passar meus dias na frente do computador? Prefiro trabalhar com pessoas do que com maquinas? Gosto de criar coisas novas ou prefiro administrar algo que já existe? Qual minha matéria favorita na escola?
Essas perguntas e um teste vocacional podem te ajudar bastante, mas algumas atitudes como pesquisar as grades curriculares dos cursos, conversar com alguém que já terminou e faculdade e tal ajudam bastante também!

3. Que faculdade escolher?
Em relação a escolha da faculdade em que você vai estudar pelos próximos anos é importante levar em consideração alguns pontos que sejam "confortáveis" pra você. Procurar uma facul com uma boa colocação no MEC e que seja perto da sua casa/trabalho e dentro dos preços que você pode pagar é a primeira opção sempre mas se você tem a oportunidade de fazer a melhor faculdade na sua área, escolha essa. Várias faculdades e universidades estão com pedido de bolsa para 2014 aberto, se informe nos sites e não se esqueça de se inscrever para o vestibular!

4. O que vem depois?
Pesquise sobre o mercado de trabalho, as áreas de atuação do curso que escolheu e se ele vai crescer ou estar estabilizado nos próximos anos. Quando fiz o tecnico de moda descobri que tem muuuitas areas pra trabalhar com esse curso, não só o estilismo mas também produção, modelagem, costura, estamparia, etc. Os outros cursos também vão te mostrar isso e assim, você pode escolher a área que mais te chama atenção.

Uau, essa post ficou enorme! Mas tenho uma ideia que acho que vocês vão gostar!
Meu amigo Felipe do Domínio Pop fez facul de jornalismo e hoje trabalha na revista Atrevida e topou dar uma entrevista falando um pouco da faculdade, do trabalho e tudo mais pro Vou de Floral! E já que visitando os blogs de vocês eu percebi que muitas meninas querem fazer jornalismo, então to pensando em abrir um post la na fanpage do blog pra que vocês façam perguntas pra ele, o que acham? Se concordarem sigam o blog lá no face que essa semana abro o post pra vocês comentarem.
Espero que tenham gostado desse post e que ele tenha ajudado bastante.
Beijossss!

8 comentários:

  1. é sempre dificil escolher a faculdade, bate uma duvida, mas faça o que gosta, que no fim tudo vai dar certo!

    ResponderExcluir
  2. E quando eu era mais nova, achava que escolher uma faculdade era muito fácil, mas agora sei o quanto é decisivo. Porque a decisão de agora é que vai definir meu futuro, sabe? Eu também pensava em fazer moda, mas depois que descobri mais adentro do que se trata, fiquei meio desinteressada. E agora mesmo assim estou com dúvida entre jornalismo, publicidade e artes cênicas '-' pois é. Já fiz teste vocacional e tudo, sinceramente não sei mais o que fazer para decidir.

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu post! Na sua idade realmente surgem muitas dúvidas, nem todos já têm definido o que querem. Mas não se preocupem, vocês são jovens demais e caso algo dê errado, é só sair da pista e pegar outro caminho, como eu fiz. Estou me formando em jornalismo, se precisar de algo, também pode contar comigo. :)

    Beijos,
    Camilando

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, aposto que sanou muitas dúvidas de algumas pessoas e até mesmo de quem já tinha decidido o que fazer. Vou querer cursar publicidade e fazer fotografia por fora *-*
    deseje-me sorte =)
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, bem esclarecedor e vc realmente deve escolher muito bem a profissão, pois é para vida toda e não adianta fazer algo só por dinheiro ou para agradar os pais, tem que ser algo que vc faça e que vc se sinta completo e bem.
    Que bom que os problemas com a sua internet acabou e vc está de volta.

    Confira a resenha do Shower Esfoliante-Leite de Cabra nutre, regenera e estimula a circulação, proporcionando maciez e suavidade a pele, com um delicioso perfume =)

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amei o post! Me identifiquei muito com você, também sempre soube que queria seguir com a moda e ainda pretendo. Assim como você, quero fazer editoriais pra revistas, produzir looks e tudo mais. Não consigo me ver fazendo outra coisa a não ser moda (as vezes penso em cinema, mas minha grande paixão é a moda)
    Adorei aqui, voltarei mais vezes ♥
    Obrigada pelo carinho,
    Beijos, Lê.
    http://hangerfemale.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis algo na área de saúde desde pequena. Quando fui prestar vestibular acabei viajando um pouco na maionese e até fiz inscrição pra Relações Internacionais pq amo línguas estrangeiras e viajar mundo a fora (coisa que ainda quero fazer), cheguei a fazer inscrição pra Medicina e não tive coragem de ir fazer a prova. E resumindo em dezembro faz um ano que formei pra Fisioterapia.
    Uma profissão muito linda e humana, mas hoje acho que faria algo na área de desing não sei parece que ainda falta algo. Estou cogitando fazer medicina agora, mas sei lá.
    Minha escolha eu entreguei na mão de Deus e foi. Eu era muito nova pra saber o que eu queria da minha vida mesmo achando que sabia e sendo muito determinada.
    http://jehbennett.blogspot.com.br/
    bj

    ResponderExcluir
  8. Oi, primeiro amei seu blog e segundo eu acho que pra mim esta um pouco longe a faculdade mas mesmo assim acho que ja deveria ter algo em mente, o que não acontece, eu nunca consigo me encontrar com um coisa que eu realmente goste e isso é ruim. Beijos!

    Estufa Secreta!

    ResponderExcluir