Image Map

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Mas afinal, qual o motivo de você ligar tanto assim pra quem fala de você?


2016: feminismo, aceitação, liberdade de gênero, liberdade financeira, cada um vive como quer. Coisas pra festejar todos os dias mas a gente insiste em se preocupar com o que o resto da sociedade acha, e porque? Semana passada me peguei triste, tentando me encaixar em caixinhas que nem fui eu quem inventou e ao mesmo tempo pensando "apesar de tudo isso continuo não ligando pra o que pensam de mim." Eu tenho um sério problema de duvidar de tempos em tempos que essa realidade libertária que criei pra mim não é boa o bastante, mas isso provavelmente é assunto pra outro texto...

No mesmo dia estava conversando com meninas gordas no fatbonde e percebi o quanto boa parte dessas minas ainda buscam a aceitação da sociedade ao invés da aceitação própria, e é ai que o bicho pega. Fomos criados em um regime patriarcal sem quebra de padrões impostos pela mídia/indústria, é triste dizer mas grande parte das pessoas ainda vivem essa realidade.

Ah, mas ai é tirar a responsabilidade do gordofobico/homofobico/racista/preconceituoso não? Não, em momento nenhum vamos trata-los como ingênuos, mas já parou pra pensar que nós também somos influenciados por esses conceitos?
Antes de me tornar body positive e começar a ver o meu corpo como uma coisa linda de verdade, eu me julguei muito por ser gorda e por não emagrecer. Me julguei por não ter vontade de ir a academia, me julguei por sofrer tanto pra comprar roupa e mesmo assim não fazer nada pra emagrecer, me julguei por gostar de aparecer sendo que "não tinha aparência pra isso". Se eu tinha esse comportamento comigo mesma era simplesmente porque eu tinha preconceito comigo mesma e de verdade, talvez essa seja uma das coisas mais difíceis de admitir na vida. E pior ainda, se eu me tratava assim como eu esperava um tratamento melhor das pessoas? Eu não esperava e era por isso que eu vivia infeliz, na defensiva e que quando alguém me tratava mal eu me sentia mil vezes pior, é um ciclo.

A quebra dos padrões dentro da minha cabeça foi uma libertação social. Começar a me sentir bonita foi também começar a enxergar a beleza dos outros, foi deixar de achar graça em piadas que eu fazia comigo mesma. A vida as vezes te da uns tapas desses, quando você percebe que te tratam mal porque você ainda não se trata bem. E ai voltando a minha conversa com as meninas, começaram a me dizer que se sentiam mal por ler piadas gordofobicas em paginas no facebook e isso simplesmente não entrava na minha cabeça. Tentei argumentar com coisas em que acredito como "essa pessoa é mediocre a ponto de falar mal da condição física dos outros, ela não merece que você fique mal por isso" mas não adiantou, elas continuaram dizendo que se sentiam mal, e muito tristes de ler esse tipo de coisa que pouco me abala apesar de ser direcionado a mim também.

E foi ai que eu percebi que na verdade o que grande parte das minas querem é ser aceitas socialmente, mas isso só acontece de verdade quando você se aceitar. A comunidade negra e a comunidade lgbt com certeza está bem a frente nessa questão do que nós. Tudo bem que a grande parte das pessoas gordas que sofrem preconceito são mulheres que crescem ouvindo que estão feias mas nesse momento somente nós internamente podemos reverter isso. Você já tentou se olhar no espelho e ver o seu corpo como algo realmente bonito? Todos nós nascemos perfeitos, independente das diferenças que temos, nossas curvas e gorduras não são sinônimo de feiura. No dia em que entendermos isso de verdade, vamos deixar de ligar para a opinião de pessoas que são claramente manipuladas.
A um tempo atrás eu postei no twitter "não sei quando foi que eu parei de me olhar no espelho e me achar feia" e realmente, não sei. É um processo, se aceitar é todos os dias encontrar algo bonito em você até o dia em que você não encontra mais algo que não seja, porque a sua cabeça já não tem mais os mesmos valores, o mesmo senso estético implantado, a mesma vergonha de ser quem você é.

A minha maior dica é: comece hoje mesmo, é mudando a sua visão que você muda a dos outros, ou pelo menos deixa de se importar com ela.

Um comentário:

  1. É interessante ler esse post agora, porque ele está meio que relacionado com um que eu acabei de postar, sobre uma foto que eu tirei e queria publicar mas fiquei insegura quanto a ela. Enquanto eu escrevia meu post acabei já me deparando com um sentimento bobo por precisar escrever aquilo e lendo seu post eu vi que por mais que eu dissesse que "a sociedade vê tudo com maus olhos, não vou postar" a verdade é que a insegurança era minha e eu que estava vendo a mim mesma dessa forma, seu post foi ótimo pra realmente me reafirmar como pessoa livre, e me ajudar a chegar mais perto da liberdade de mim mesma.

    ResponderExcluir