Image Map

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ah! A influencia


Sempre pensei comigo: como chamar alguém de influenciável? Até que ponto as pessoas são influenciadas pelas coisas? E até que ponto poderiam não ser?
Sou do time que acredita que tudo tem dois lados (apesar de só ver o meu na maioria das vezes) mas digamos que dessa vez estou vendo os dois. Digamos que dessa vez eu esteja de um lado só mas veja o outro, quando a inspiração passa o limite e vira influencia? A verdade é que somos influenciados por quase tudo (não acredito nessa de influencia dos amigos, apesar de esse ser o ponto alto do meu pensamento para esse post), somos influenciados pela tv, pela moda, pelos cabelos daquela mina legal que passou no shopping, pelo governo, pelos sonhos que temos, pelos nossos pais e avós, pela música que ouvimos. Se partirmos do principio de que educação é influencia, somos influenciados desde que nascemos - no sentido puro da palavra.
A influencia só se tornou uma coisa ruim quando a sociedade começou a definir tudo que sai fora do padrão de "má influencia" e é ai que chegamos ao ponto! Hoje presenciei uma briga conversa no twitter: "B" tem uma amiga, muito muito muito amiga (não sei se vocês perceberem mas só consigo fazer um texto se contar uma historia - mas acreditem, elas são verdade). A amiga de B resolveu fazer coisas que são consideradas erradas - acho a maior babaquice isso de considerar as coisas erradas mas ok - e B culpa um amigo por isso. Má influencia?
Vamos dizer a verdade, que pessoa com mais de 15 anos pode ser considerada influenciável a ponto de fazer as coisas porque os outros querem? Digo, não conheço pessoas que fazem as coisas porque os outros querem e se fazem é porque elas querem (mesmo que seja uma coisa pra se enturmar). Se a amiga de B fuma, bebe, pega mil na balada sei la, ela faz isso porque é influenciada a fazer? Duvido muito.
A questão é: a que ponto chega a infantilidade de uma pessoa (ou sociedade, grupo) que acredita que outras pessoas são influenciáveis e ela não? Porque a gente vive reclamando da garota que é influenciada por uma moda se também usamos uma moda? Pode não ser de hoje, mas garanto que um dia foi. E é isso que me mostra o quanto as pessoas ainda são capazes de cuidar da vida dos outros com a desculpa de que é amigo, ou ta perdendo um amigo. Ninguém perde ninguém, cada um faz o que quiser da própria vida...
Só espero que a B se toque do que está fazendo e que pare de achar o mundo influenciável, porque no final a influencia é uma desculpa que usamos para dar razão aos nossos erros e aos erros dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário