Image Map

quarta-feira, 9 de maio de 2012

#PlusSize: Dicas do começo!

Demorei um pouco para postar sobre esse assunto mas decidi fazer uma tag com # e tudo para que todas possam ler essa "série" de posts em que vou falar de moda e tudo mais para as garotas gordinhas. Esse primeiro post é um meio desabafo e meio post de dicas para se valorizar (que é o primeiro passo para quem quer se vestir bem, seja magra, gorda, alta ou baixa). Se me permitem, vou começar com o desabafo.
Desde pequena sou gorda - não tenho muito problema em usar a palavra gorda - e é bem genético porque não sou do tipo que só come congelados ou um pacote de bolacha por dia (não que isso seja errado, é ruim pra sua saúde mas o seu peso não importa). A questão é que eu já passei por todas aquelas coisas chatas que nós gordinhas passamos - brincadeiras na escola, dificuldade pra achar tamanhos nas lojas e tudo mais - mas aprendi a me valorizar em certas coisas e é isso que devemos fazer. Não estou dizendo que não fico mal quando a calça jeans maravilhosa não entra ou quando a camiseta marca um pouco, demorei bastante para usar saia (só comecei de uns 3 anos pra cá) e ainda tenho um drama eterno com meu braço - meu manequim é 50/52, um tamanho grande mesmo para plus size -  mas nada é impossível e se vestir bem é muito fácil. A unica coisa que eu realmente me sinto muito mal é que (principalmente colegas de escola, marcas e vendedoras) não acostumaram ainda a tratar bem quem usa tamanhos grandes e que isso não tem nada a ver com beleza. Mas espero que um dia a gente chegue lá!

Separei algumas dicas que me ajudaram bastante a aceitar o meu corpo melhor e achar meu estilo dentro dos tamanhos grandes.

1. Tamanho não é documento: Frase clichê, mas acredite até mesmo na loja de fast fashion com os menores tamanhos tem alguma coisa que vai cair bem em você! Já comprei jaquetas e vestidos de tamanho 48 que couberam em mim perfeitamente, e até camisetas P. Geralmente na Marisa encontro tamanhos "pequenos" que cabem em mim, e fico super feliz é claro, a ideia é não se prender ao seu manequim 48, 50, 52, 54, se viu alguma peça com uma modelagem mais larguinha, aproveite! Mas também não tenha vergonha de chegar na vendedora e perguntar se tem a peça do seu tamanho, G ou GG, assim você pode se acostumar com as lojas que tem numeração boa e as que você vai ter que dar uma "caçada" na coleção.

2. Perca a vergonha: Não consegue mostrar as pernas, o braço ou usar decote? Esse processo de perder a vergonha acontece aos poucos e demora mesmo, ainda tenho muito problema em usar regata porque acho meu braço a coisa mais feia do mundo, mas teve um tempo em que só usava calça e moletom pra esconder tudo! Comecei pelas pernas que não tinha tanto problema e tinha muita vontade de usar saia e short. A ideia de ir aos poucos funciona assim: comece com uma saia até o joelho e uma meia calça (meias calça são grandes aliadas das gordinhas, dão uma "segurada" na perna e deixam a gente com a perna mais fina) depois vá diminuindo a saia ou short - eu sou uma graaaande fã de comprimentos bem curtos, como um vestido rodado bem curtinho ajuda a disfarçar a barriga e o quadril (quanto mais comprido ou justo, mais marca essas duas partes do corpo) - mas experimente nem que seja só em frente ao espelho todo tipo de comprimento e modelagem, e escolha o que te agrada mais! Além disso, quando for sair com aquele grupo de amigos que você não tem vergonha de NADA (todas nós temos esses amigos, seja sua melhor amiga ou um grupo de 20 pessoas, não importa), saia com o seu novo look mostrando as pernas e braços ou seja la do que você tem vergonha (também não precisa viver de top ou usar as peças menores do que você) e assim você vai ver que é bem mais fácil ir aceitando possibilidades.

3. Use modelagens que te valorizam: Comprar uma blusa com modelagem quadrada 8 vezes maior do que você só pra esconder tudo não é a melhor maneira de esconder. No final você fica parecendo um bloco inteiro (e grande) da cor da camiseta e não valoriza nada! Vestidos que marcam a cintura, com decote "de coração" e rodados são perfeitos, saia de cintura alta bem rodadas e sem pregas, golas no estilo "canoa" ou de ombro, vestidos mais soltos, jaquetas estruturadas, cardigans compridos e calças e shorts com a cintura alta também são perfeitos, mas a verdade é que não existem regras, cada corpo é um corpo. O melhor é provar de tudo e escolher suas peças coringa (a minha por exemplo é uma saia de cintura bem alta preta e rodada, que dá pra usar com tudo) sem preconceito, mas o importante é não querer usar as peças muito grandes e soltas, assim você vai parecer maior. Escolha também as peças de tecido plano ou de tecido fino (se for uma peça mais larga sem excesso).

4. Nunca perca seu estilo: "Ai, eu amo peças estampadas mas li que peças de cor escura são melhores para as gordinhas." ou "Queria comprar uma meia rendada mas ela aumentam a perna...", é totalmente errado pensar assim. E esse 4º item é totalmente contraditório em relação aos outros, mas se você já sabe o que quer, pode relevar todos os outros e levar esse em consideração! Só você tem total noção do seu estilo e do seu corpo, ninguém mais pode te dizer o que vestir se você não está afim de mudar seu modo de se vestir. Eu vivo de vestidos e já me falaram várias vezes que eu fico mais magra de calça, mas a questão é que eu amo vestidos e que eu não vou deixar de usar porque talvez outra peça caia melhor em mim. Já li tantas coisas na internet relacionadas a meninas plus size que fico boba as vezes, como por exemplo: não pode usar calça skinny, não pode usar vestido curto, não pode usar meia calça rendada, não pode usar short curto ou hot pants, e acho a maior baboseira, tenho e uso a maioria desses itens e nunca achei que ficou uma aberração assim. Claro que não dá o mesmo "efeito" de uma menina super magra usando uma meia rendada, mas edai? É o seu corpo, é você e você que tem que gostar. Na verdade as duas ficam lindas com a meia rendada.
Seguir seu gosto é se sentir bem e se sentir bem é a melhor forma de ser você mesma.

Meninas, vocês tem mais alguma outra duvida? Vou fazer outros posts com essa tag, se preparem! Vai ser uma serie de posts mesmo e com temas bem legais como alimentação, peças coringa e looks de leitoras gordinhas. Qualquer sugestão ou duvida podem deixar aqui nos comentários que respondo aqui mesmo ou faço um post dependendo do assunto. Beijos, Magah

Nenhum comentário:

Postar um comentário