Image Map

domingo, 23 de setembro de 2012

Guia: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Este sábado tive aula, suuuper boring se não fosse pelo fato de a aula ter sido na Pinacoteca, um dos museus e acervos de arte mais importantes de São Paulo. Acho legal contar um pouco e tiramos algumas fotos também, para deixar vocês com vontade de ir lá conhecer só de ver o post...
Pra começar vale a pena saber que a Pinacoteca fica na Praça da Luz, bem em frente a Estação da Luz (que também vale a visita) e tem uma saída do Metrô Luz bem em frente a porta, então não tem como errar! O prédio por fora é lindo, todo de tijolos e com janelas enoooormes (e algumas adesivadas com ilustrações), que dão vontade de ficar olhando e encontrando novos desenhos.


Antigamente esse prédio abrigava a escola Liceu de Artes e Ofícios (dê um google) e hoje em dia tem exposições de artes plasticas. Segundo a moça que nos guiou na visita, o museu tem um acervo de mais ou menos nove mil peças, mas somente cerca de 500 ficam expostas "sempre", as outras são expostas durante dois ou três meses ao longo do ano. A Pinacoteca tem visitas com guia, algumas são livres (tem que consultar o horário por dia, no sábado, acontece as 15h) e podem também ser agendadas. Tem muitas pinturas, gravuras e esculturas. O prédio é maravilhoso mas é quase um labirinto, andem com os amigos para não se perder hahahha. Tem obras por todas as partes e não somente nas salas de exposição, rende muitas fotos legais (aliás, não pode fotografar com flash :/ mas é pelo bem da arte!).


Uma das exposições mais legais que estão lá na Pinacoteca se chama "Interior Profundo", é uma exposição de fotopinturas (porque antigamente as pessoas tinham costume de retocar as fotografias ou até mesmo colorir). Tem algumas obras que misturam pintura a mão e photoshop, muito legal mesmo! Tem algumas fotos "3D" antigas (é uma foto meio escultura, vale a pena conferir) além de daguerreótipos e calótipos.


Eu, Dri (que tirou a primeira foto desse post) e Bia na porta da Pinacoteca, chama as amigas e se divirta vendo arte, de verdade! Vale lembrar que aos sábados e nas quintas das 18h ás 22h a entrada é grátis, nos outros dias, custa seis reais a inteira. Curta a página da Pinacoteca no facebook e me conta aqui em baixo o que você mais gostou lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário