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quinta-feira, 9 de maio de 2013

Sobre a Abercrombie...


Hoje entrei no facebook e dei de cara com um link do site da revista Época Negócios que dizia que a marca americana Abercrombie & Fitch, uma das que virou queridinha da galera que gosta de mostrar a marca que veste, não produz peças do tamanho G e GG porque considera que somente pessoas "bonitas" e magras podem usar as suas roupas.
"Ele não quer que pessoas gordas comprem em sua loja. Ele quer pessoas magras e bonitas. Ele não quer que seus principais consumidores vejam pessoas que não são tão bonitas quanto eles usando as roupas", explicou Lewis, autor do livro, ao Business Insider.
Eu como boa plus size (ou gorda mesmo, chame como quiser) achei um absurdo e total falta de senso uma marca tão famosa de roupas ter uma postura dessa diante o mercado. E eu como formada em modelagem e futura estudante de moda achei mais absurdo ainda (principalmente porque estudei o processo todo de desenvolver um publico alvo).
A verdade é que ao mesmo tempo que a moda se tornou tão democrática, as reais tendencias chegam primeiro em quem tem dinheiro e status, como sempre. Quem não tem, se vira para criar a própria moda, ou seja, já é bem difícil essa divisão da moda por classes sociais. E eis que surge uma marca que ganha milhões por ano dizendo que apenas pessoas "legais, bonitas e magras" podem usar suas roupas, se recusando a produzir peças para clientes que sejam diferentes desse seleto grupo de pessoas.
Não costumo dar minha opinião sobre esse tipo de coisa mas achei que realmente devia postar sobre isso. Vocês podem dizer que isso tudo é criado pela industria da moda que mostra modelos magérrimas e tudo mais, mas acho que declarações como essas são muito piores. Além da falta de respeito ao dizerem que pessoas gordas não são legais e bonitas (principalmente hoje em dia onde tantas pessoas sofrem de distúrbios alimentares por causa dessa teoria ridícula) a marca alimenta o preconceito e a separação das pessoas pelo que vestem. Já é bem difícil encontrar peças legais com números grandes, imagine em uma marca que realmente abomina esse tipo de corpo.
As roupas da Abercrombie não fazem meu estilo, realmente, mas nem se eu fosse a pessoa mais magra do universo compraria roupas de uma marca que tem essa posição como "característica".

Magah

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