Image Map

sexta-feira, 27 de março de 2015

Quem te deu o direito de chamá-la de vadia?


Eu não tenho o costume de me meter em textão de facebook e muito menos me auto denomino feminista, porque acho que ninguém precisa se rotular a algo. Da mesma forma que não sigo religião nem tomo partido na questão política, não fico espalhando nenhuma ideologia em redes sociais porque sinceramente, nem gosto de ler a ideologia dos outros. Mas sei o que considero certo ou não, enfim...
Eis que no mês passado enquanto via os desfiles das escolas de samba na tv uma cena me chamou muito atenção: uma mulher grávida de 8 meses desfilando. Lembro que até falei em tom de brincadeira que como ela sambava tão bem o bebê iria escorregar, sempre brinco com isso quando a pessoa tem habilidade para dança. Eis que alguns dias depois entrei no facebook e vi a foto da mesma mulher estampada na timeline e um monte de gente metendo o pau nela porque tinha desfilado grávida. Sempre que vejo esse tipo de coisa eu penso "e o que esse povo tem a ver com isso?" Mas mesmo assim fui dar minha opinião porque né, as vezes o sangue sobe.
No meio de um monte de comentários idiotas um me chamou mais atenção - "Ficar em fila preferencial não pode mas sambar x minutos pra mostrar o corpo em rede nacional pode né? É vadia."

BOM meu sangue subiu mais ainda. É claro que pela falta de sensibilidade de alguém em questionar o direito (seja de uma grávida, um idoso ou deficiente) de que ele tem sim direito a uma fila preferencial, mas ainda mais pela palavra vadia no final da frase.
Fui lá e respondi ao comentário do infeliz dizendo que chamar qualquer mulher independente das atitudes certas ou erradas (certas no caso) de vadia era demais. Algo que pra mim, parte de alguém sem um pingo de educação. Dai recebi a seguinte resposta "Não disse nada demais, só que é vadia. Aliás, adoro vadias, me divirto com elas."
Acreditem, até hoje eu não respondi. O babaca deve ter se sentido demais em finalizar a discussão sem nenhuma resposta minha, mas eu só consegui pensar no que leva uma pessoa a se achar no direito de ofender outra.

Sim, eu sou muito fora da caixa. Uma vez discuti com as minhas amigas porque elas estavam chamando uma mina que ficou só de sutiã na balada de vadia.
O preconceito com a mulher parte de todos os lados, já está impregnado na sociedade de uma forma que dói de ver. Não é preciso nascer homem pra ter preconceito com as mulheres, esse mundo criado pra que sejamos umas melhores que as outras já faz crescer achando que a "inimiga" do colégio é vadia. Que a outra que pega todo mundo também é, ou que a mulher que desfila mostrando todo seu amor por uma escola de samba, só porque não seguiu os padrões, também.
É cansativo viver assim.
Quem foi que te deu o direito de chamá-la de vadia? Quem foi que te deu o direito de ofender outra pessoa? Seja você homem ou mulher, hetero ou gay, próximo ou distante... Em que mundo você foi criado?

E aqui vai minha resposta pro machista preconceituoso do facebook: infelizmente (ou felizmente pra sociedade) você nunca vai saber como é carregar um bebê por 9 meses, mas você vai ser idoso um dia e saber a importância dos direitos preferenciais. E ah, chega de espalhar ofensas em rede social ta? All we need is love ;)

Um comentário: