Image Map

terça-feira, 28 de abril de 2015

Procure sua personalidade no seu blog.


Esses dias estava eu vendo um vídeo da Lu Ferreira do Chata de Galocha (acompanho o canal dela no youtube e não perco um vídeo) onde ela comentou que não indica a ninguém que faça um blog. De primeiro momento fiquei me questionando por que não criar um blog nos dias de hoje e confesso que achei quase absurdo uma pessoa que ganha a vida com um blog não indicar essa profissão para outras pessoas. No momento em que vemos grandes blogueiras de moda, comportamento, culinária, etc... criando um bom conteúdo para a blogosfera, fotos maravilhosas, ótimas receitas, contratos com grandes empresas, livros e até realitys, por que as outras pessoas não podem tentar entrar nessa mídia? Minha cabeça fez essa junção de fatos tão rapidamente que nem um minuto depois eu já tinha mudado de ideia ao ouvir a explicação da Lu no vídeo.
Ela diz que se fosse uma blogueira iniciante nesse momento, buscaria outras mídias para publicar seu conteúdo (como o youtube por exemplo) do que o blog, e que blogar da um trabalho danado. Nesse momento passei a concordar com ela!
Infelizmente nós vivemos uma crise quando a questão é divulgação e qualidade. Quando comecei o Vou de Floral a 3 anos atrás, essa foi a minha 6a tentativa de levar um blog de verdade, e me orgulho de ter conseguido chegar até aqui. Acontece que sempre, desde o primeiro momento, pensei no conteúdo que queria passar para as pessoas que estivessem lendo o que escrevo, sejam elas minha mãe, 10, 50, 100 ou 1.000.
A alguns meses resolvi entrar em grupos de divulgação de blogs no facebook porque trabalhava em uma empresa que queria fazer uma ação com blogueiras novas, pra que a marca e as blogueiras crescessem juntas. Depois que sai do emprego continuei nos grupos, e confesso que quando escrevo um texto do qual me orgulho de verdade posto em alguns pra ver se alguém se interessa.
Acontece que nesses grupos também descobri como a blogosfera anda vazia.
Descubro por dia mais ou menos 20 blogs novos de links que foram deixados em posts com os temas que são invariavelmente troca de seguidores e comentários. Não, não é errado trocar seguidores, likes, comentários. Acontece que perdi a conta de quantos blogs com o simbolo aquarelado, cabines telefônicas de Londres no layout ou a palavra depois - seguida de uma idade, um acontecimento ou um sonho - começou o nome e identidade e url desses blogs.
É claro que se inspirar é bom. Ter símbolos e ícones que te mostram o quanto a sua vida pode dar certo também é importante sim... Mas neste momento, onde estão as coisas que te fizeram ser você até aqui? Parece que estão todos querendo falar dos mesmo assuntos e mostrar as mesmas coisas, marcas, viagens. Onde foi parar as particularidades de cada um? Porque se tem uma coisa de que tenho certeza nessa vida é que ninguém tem as mesmas histórias pra contar.
E a essência desse meio de comunicação chamado blog (que já foi diário, jornal, livro, poesia, contos, look de dia, resenha, sonho e trabalho) são as histórias de cada um. É por nos dar a liberdade de ser quem somos e ter as opiniões que temos, que ele existe.
E só posso terminar esse post dizendo que seja lá o que te move a criar um blog, não esqueça que ele pode ser o melhor de você, somente de você.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente. É como se tivesse criado um "Manual de Blogueira" onde todo mundo tem que falar do mesmo assunto para ter um blog de 'sucesso'. A blogosfera está muito carente de bons conteúdos. Pode falar de maquiagem, moda e decoração? Pode. Mas sem descaracterizar a personalidade do escritor. Às vezes posto em grupos do Facebook pedindo link do blog, apenas para que eu leia, comente se eu gostar e as pessoas simplesmente ignoram, mas se eu falar que tem troca de seguidores aí fica diferente. É difícil, mas eu tento levar por puro amor, e também não é a minha primeira tentativa.

    ResponderExcluir