Image Map

domingo, 7 de junho de 2015

Capricho acabou? A mídia impressa mudou e como isso nos afeta?

Bom, se você leu o título desse post e não entendeu nada, sinto lhe informar que esta semana (mais precisamente, dia 02/06) a Editora Abril anunciou o fechamento da Revista Capricho, que agora continua na mídia somente como marca e site (além dela outra publicação da editora também tem suas edições contadas e outras 7 revistas foram vendidas para outra editora).
Ah Magah, mas a revista vai continuar digital... Eu sei, eu sei, isso é ótimo já que vivemos no mundo digital e a troca de conteúdo é muito mais rápida e acertiva. Mas é louco pensar que algo tão importante pra minha geração (que cresceu comprando revistas e lendo matérias no formato impresso) vai acabar porque a sociedade anda tão louca por informação e novidades que o papel não acompanha mais isso.
Não da mais pra esperar 15 dias para descobrir qual foi o look que a famosa x usou ontem... Mas é nesse momento em que se perde uma das coisas mais especiais que a revista transmite: o conhecimento.
Ao pagar por uma revista inteira, nós lemos cada pedacinho e vírgula que ali está. O conteúdo na internet é muito certeiro, só lemos aquilo que temos vontade de ler, só clicamos no link que queremos abrir. Na revista, ao folhear as páginas, descobrimos um conteúdo que nem sempre nos interessava até encontra-lo ali.
Confesso que tenho um pouco de medo de como essa geração digital vai crescer, apenas absorvendo aquilo que querem. O papel do jornalismo é transmitir informação, e o importante é recebermos essa informação para que possamos aprender a absorver aquilo que nos é relevante.

Eu, que sonhei muitas vezes em ter uma mesa na redação da Capricho hahahah, fiz coleção, comprei as agendas e tudo, decidi fazer uma lista das coisas que eu mais me marcaram na revista (claro que boa parte delas, se você tem menos de 14 anos, provavelmente não conheça).


Algumas das minhas capas favoritas ao longo dos anos! Essa da Sandy de boneca era muito amor porque essa photoshopada toda era super moderna na época que a capa saiu. A capa da Grazi Schmitt (por onde anda?) era uma das minhas favoritas porque o editorial dentro era maravilhoso também <3. E lembro muito dessa capa da Fe Souza porque era uma das minhas favoritas dessa "nova fase" da Capricho nos anos 2000.


Uma das minhas partes favoritas na revista era sessão Fotolog <3. Cada semana a revista lançava no site um tema e as leitoras mandavam suas fotos, as favoritas iam pra revista!


Todas as edições que tinham o RBD na capa foram minha adolescência inteira! Por muito tempo, mesmo depois de não colecionar mais as revistas, guardei as dos mexicanos na capa. E quem se lembra que rolou até uma edição especial TODINHA de RBD? Amava muito!


Tenho que admitir que uma das coisas que mais me inspiraram em querer me tornar produtora foram os editoriais de moda da Capricho. Desde muito novinha eu sempre fiquei louca com essa parte da revista e recortava todos os meus editoriais favoritos para guardar!
Esse da Isabelle Drummond (uma das minhas atrizes favoritas desde... a Emília!) tem as fotos lindas.


Se você só lê a Capricho de uns poucos anos pra cá, só deve se lembrar dos textos da última página assinados pela Bruna Vieira mas na minha época (a velha) quem assinava os textos era a Liliane Prata. Eu era absolutamente louca por essa parte da revista, sempre amei muito e com certeza foi uma das coisas que mais me influenciou na hora de começar a escrever.

BOM, agora que vocês descobriram como eu era fã da Capricho, me contem ai embaixo quais as partes favoritas de vocês na revista?
Espero que tenham gostado. Beijos!

2 comentários:

  1. Eu comecei a ler em 2008, 2009, no começo comprava todas, depois comprava as que tinha as matérias que mais me interessava, essa ultima com as blogueiras fui procurar na banca e já tinha esgotado, quando fiquei sabendo do termino da revista impressa fiquei triste, porque adoro pegar e folear a revista bem mais do que ir e olhar o site.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da coluna da Jana Rosa na Glamour, se não me engano, mas não to acreditando que a Capricho acabou, fiquei sabendo por aqui mesmo. Sempre preferi a Atrevida e a TodaTeen, mas é impossível não pensar na minha infância sem lembrar da Capricho. Eu tinha esse de RBD também. Saudades desse tempo... Fico preocupada também com essa geração digital.

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir