Image Map

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

10 coisas que a Gabriela de 22 anos sabe e a de 12 não sabia.

Assistindo esse vídeo da Jout Jout a alguns meses atrás pensei em fazer esse post quando fizesse 22 anos. Primeiro porque acredito que 22 anos é uma idade pra se lembrar, você saiu "oficialmente" da adolescência a mais de um ano, finalmente chegou no momento da sua vida em que você tem que saber de verdade o que quer e não pode mais ficar fingindo que não sabe se virar sozinha.
Segundo porque é incrível como a gente cresce e não percebe. As vezes tenho que fazer a conta de quantos anos se passaram desde que eu fiz 18 anos, porque parece que daquele dia em diante a minha vida passou num piscar de olhos. Mas muita coisa aconteceu, acho que tanta coisa aconteceu que eu fiquei numa bolha do tempo, vivendo tudo sem se tocar quantos segundos cada momento tinha. E foram assim que os últimos anos passaram.
Por isso resolvi numerar 10 coisas que eu com 22 anos sei/passei mas a Gabriela de 12 não fazia ideia.

1. "Você vai conhecer mais pessoas do que pensa":


Com 12 anos eu tinha um medo de que meu mundo fosse só aquele. Juro, eu tinha "amigos", já escrevi sobre isso várias vezes aqui no blog, mas não eram pessoas com quem eu podia me abrir e contar. Por isso minha pré-adolescencia foi complicada, apesar de eu ser sociável por fora, fiquei muito tempo guardando as coisas pra mim e sentia que ninguém me conhecia de verdade. Bom, eu realmente superei isso sem nenhum trauma e a melhor parte, hoje tenho muuuitos amigos com quem contar.

2. O mundo é muito menor do que parece:
É a tal da globalização. Quando eu tinha 12 anos, tinha que por exemplo, esperar 3 meses pra um vídeo ser lançado no youtube depois do lançamento oficial na gringa. Além disso as músicas eram baixadas no limecrime (quem lembra?) e o mais próximo de comprar importados que a gente tinha era aquele creme VS que a galera trazia das viagens pra vender.
Hoje o mundo diminuiu, podemos comprar o que quiser de qualquer lugar do mundo com apenas um cartão de crédito, lemos a notícia que quisermos achar e até viajar é mais fácil. O ponto ruim? Caraaaaaaca que dólar alto!

3. "Esse moleque ai que você gosta vai postar um monte de frases escrotas no facebook.":
É incrível como nós gostamos de pessoas diferentes ao longo da vida né? Quando eu tinha 12 anos gostava de um moleque que apesar de comentar coisas como "lugar de mulher é na cozinha" no meio da aula (sim amigos, com 12 anos ele já era um machistinha escroto) eu era apaixonadinha nele que olha......... Bom, hoje em dia eu só me arrependo porque ele continua falando essas coisas só que agora no facebook (que na verdade é muito pior, porque outras pessoas curtem e eu vejo como tem gente estranha no mundo).

4. Cada pessoa tem o seu tempo:


Esse ponto vale para duas situações. A primeira é aprender a aceitar a hora que as coisas vão acontecer pra você, nem sempre a hora que você quer que aconteça é a melhor. Cara, eu sou muito ansiosa, sempre fui, e tive que aprender a lidar com isso o mais rápido que pude pra não pirar. Mas depois de muitas caídas eu percebi que realmente o melhor vem na hora certa.
A segunda é que cada pessoa tem a sua hora mesmo. Tenho amigos que passo meses, anos sem falar. Tenho amigos que se passo 24 horas sem dizer um 'a' já fico desesperada e sei que eles também. Tem amigos que respondem a mensagem, tem amigos que visualizam e não respondem (eu) mas não é por isso que amam menos. Quando somos mais novos temos essa mania de levar tudo pro pessoal e é importante ver que nem sempre a vida da pessoa ou o seu jeito, possibilita ela a nos dar atenção em tempo integral. Fico tentando fazer as pessoas entenderem isso mas é tão difícil.


5. "Repetir de ano foi a melhor coisa que te aconteceu":
Eu acordei naquele dia e me arrumei, subi a rua, cheguei na porta da escola, li a lista e chorei. Mas eu chorei tanto, foram poucas as vezes na vida em que eu chorei daquele jeito. Eu sempre tive aquela mania de tentar fazer tudo certinho pra ter aprovação dos outros e quando li meu nome com um reprovada do lado, justo no último ano da escola, cara doeu tanto.
Mas como eu disse no item anterior, cada pessoa tem seu tempo (lê-se cada coisa tem sua hora) e foi ai que eu tive a melhor turma que já tive na escola, mesmo que por 1 único ano, foi reconfortante pensar que tive momentos que eu não teria com a minha turma anterior (e amigos que levo até hoje).

6. "Seu cabelo rosa de 12 anos é seu cabelo rosa de 22":
1 fato engraçado: fiz 12 anos com as pontas do cabelo rosa, fiz 22 anos com as pontas do cabelo rosa. Não foi proposital, não lembrei disso quando fiz as mechas a pouco tempo atrás mas eram exatamente da mesma tonalidade que fiz quando era mais nova. Achei engraçado mesmo...

7. "Vodka faz muito mal pro seu estômago":


Ah se eu tivesse lido esse post antes do meu primeiro porre hahahahahah. Esse é o tipo de coisa que a gente nem pensa quando começa a beber né, mas cara, até hoje eu não consigo beber vodka porque me faz um maaaal...

8. "Para de esconder essas pernas menina!":
Passei alguns anos escondendo minha perna na escola porque achava ela muito grande. Hoje eu vejo como foi errado fazer isso, porque perto da que tenho hoje, ela era linda hahah e hoje nem ligo de usar shorts curtíssimo pra sair de casa. Bom menina, mostra essas pernas!

9. Ser fã te ensina a correr atrás dos seus objetivos:
Vocês podem não saber mas eu fui uma fã louca durante alguns anos. Corri atrás dos meus ídolos, paguei shows caros, juntei dinheiro de meses pra conseguir ficar uma semana atrás deles, acordei de madrugada pra pegar o primeiro trem e atravessar são paulo, sai da aula e fui direto pra porta de emissoras de tv (isso quando não faltei à aula)... Eu sei, pode parecer um absurdo e coisa de criança irresponsável e realmente era.
Mas foi assim que eu realmente aprendi a correr atrás do que eu queria sem pensar nos obstáculos que estariam no meu caminho. E foi assim também que eu vi como é maravilhoso ter conquistas que você batalhou para alcançar, seja seu esforço grande ou não. Isso mostra o verdadeiro valor das coisas!

10. "Você vai se amar do jeito que é":


Esses dias estava pensando em muitas coisas que aconteceram esse ano mesmo e comecei a procurar mentalmente quando foi que eu comecei a me sentir bem comigo mesma. Eu tenho que admitir que não sei exatamente quando isso aconteceu porque eu como boa ansiosa/pensadora compulsiva sempre tive problemas com aceitação do meu corpo e de achar que eu estava errada em algo.
Não sei se foi o aniversário, jupiter na minha lua ou uma consciência emocional que apareceu do nada, mas tomei conta de que comecei a gostar mais de mim e do meu jeito, do meu cabelo, do meu corpo. Parei de ficar pensando "tenho que começar a academia amanhã" porque to feliz do jeito que to. Parei de me achar menor ou não merecedora do que é bom. Tudo isso involuntariamente.
Bom, talvez eu tenha demorado 12 anos pra sentir isso (por conta de jupiter), talvez tenha demorado 22. O que importa mesmo é tudo que agora sei e sinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário