Image Map

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Reeducação de Gastos?

ALOU! Hoje resolvi falar de um assunto um pouco diferente aqui no blog, a minha reeducação de gastos. Esse é um projeto que eu estabeleci pra esse ano, depois que voltei a trabalhar, porque fiz uma limpa no meu quarto e percebi que até então comprei muitas coisas que infelizmente não posso chamar de boas compras. Comprei peças que usei 1 ou 2 vezes, que não combinam com nada no meu guarda roupas e que não fazem meu estilo por parecerem boas compras com preço baixo na hora. É nesse momento que o lucro se torna prejuízo sendo que com um pouco mais de dinheiro eu poderia ter comprado uma peça que iria usar por muito mais tempo e de qualidade melhor.
Eu sempre fui organizada com o meu dinheiro. Desde que comecei a trabalhar tenho uma lista de gastos importantes e faço planilhas todo mês para ver com o que vou gastar meu salário, o problema é que sou um pouco - digamos assim - pão dura. O que faz com que toda compra de preço baixo pareça valer a pena na hora que compro, mas percebi agora que não.
A um certo tempo venho lendo sobre guarda-roupa capsula e compra consciente, posso dizer que estou BEM distante do primeiro item mas me aproximando cada vez mais do segundo. Coloquei algumas metas a seguir que estão me ajudando bastante e resolvi listá-las aqui para que vocês se inspirem. Vamos lá?


- Compre o que você realmente está precisando.
Primeira meta alcançada com sucesso. Eu já fazia isso com as minhas outras coisas, uma lista das contas e coisas que eu realmente precisava comprar (tipo preciso comprar uma caixinha de lente porque essa ta acabando, preciso repor meu shampoo e tal) e comecei a fazer isso com as roupas também. Mês passado percebi que precisava de blusas porque tenho muitas saias e shorts e comecei a ficar sem partes de cima legais para usar, por isso comprei 4 partes de cima e me segurei MUITO quando vi um vestido verde menta por só R$20 no Brás, mas como disse, comprei o necessário.

- Não compre algo só porque está barato.
Essa também vale pro vestido. Um vestido rodado, verde menta, com tule bordado por apenas R$20,00. Porque eu não comprei? Simplesmente porque não precisava no momento e se gastasse dinheiro nele, ficaria sem outra coisa.

- Xô impulso!
Eu sei, eu sei. É difícil controlar a vontade de comprar naquele dia em que só uma sacola de compras pode te deixar feliz (Becky Bloom já dizia) mas tente concentrar suas compras em um dia específico. Assim você pode realmente correr atrás de boas compras e daquilo que você está precisando de verdade, além de ter tempo para ver a qualidade e o caimento das peças evitando as compras que parecem perfeitas na loja e quando chegam em casa... O que eu fiz no meu último dia de compras foi andar todas as lojas e depois voltar comprado só o que achei que realmente valeu a pena. Se você tem tempo e disposição, essa é uma boa alternativa ;)


E o resultado dessas medidas foi comprar 4 quatro QUATRO peças por R$60,00. Todas essas compras vão ao ar no vídeo de comprinhas que entra no canal amanhã, já se inscreveu lá?
O que acharam das dicas? Claro que eu não sou nenhuma economista né gente, mas espero ter ajudado e vou contando aqui no blog a evolução do meu guarda-roupas depois da reeducação de gastos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário